quinta-feira, 20 de junho de 2013

Arzúa

Hoje acordamos bem cedo, afinal havíamos descansado bem na noite anterior. Às 6h20 já estávamos caminhando. Não estava chovendo. A temperatura deveria estar na casa dos 15 graus.
Estávamos bem mais animadas para a caminhada. Eu,  bem melhor da gripe e lidando melhor com as dores que vinha sentido. A Luiza,  mais disposta por ter tido uma boa noite de sono. A dor no joelho ela já sabia controlar há tempos.
O Caminho foi lindo,  a vegetação intensa e com brilhos e cores os mais diversos possíveis!
Passamos novamente por zonas rurais e pequenos povoados.
Paramos para um café em Casanova,  aliás,  não só nós... mas praticamente todos os peregrinos paravam ali... afinal esses são os momentos em que podemos usar um banheiro rs... e nem sempre há um pelo Caminho...
15km depois,  em Melide, avistamos uma igreja,  adentramos para aprecia-la e aproveitamos para carimbar nossas credenciais.
Já era praticamente meio dia quando chegamos,  ainda em Melide,  em um Café bar. Eles serviam alguns pratos também,  aproveitamos para comer algo. Eu,  um omelete com presunto e tomates. A Lu,  ovos com salsichas curadas e batatas. Um grupo de peregrinas (alemãs?) viram nossos pratos e uma delas levantou e disse (em inglês) : Uau,  parecem deliciosos!!!
Nossa amiga carioca,  a Luci, adentrou. Nos cumprimentamos,  ela bebeu algo e coincidentemente saímos de lá ao mesmo tempo.
Assim,  nós três passamos a caminhar juntas. 

Luci tinha pressa, estava preocupada em achar vaga nos albergues, e por isso passamos a caminhar mais rapidas do que de costume. Ao passarmos em frente da Iglesia de Boente, o pároco, que estava do lado de fora, disse para a Luiza: where are you from? 

Ela respondeu que éramos do Brasil, então ele nos convidou a entrar e conhecer a igreja. Luci disse bem baixinho: logo agora que estou com tanta pressa...

Entramos, rezamos, apreciamos a igreja, selamos nossas credenciais e prosseguimos.

A companhia de Luci foi muito agradável,  ela iniciou sua caminhada em St. Jean Pied Port, nos pirineus da França. Escutar as historias vivenciadas desde então foi bem interessante.

Chegamos em Arzua por volta das 14h30, nos despedimos de Luci pois ficaríamos em lugares diferentes.

Completamos hoje mais 28 km de caminhada. Faltam apenas 40km até Santiago de Compostela. Se tudo correr bem chegaremos lá no sábado.

Amanhã serão 20km até Pedrouzo.

Boa sorte para nós e...

Buen Camino!!!


Palas de Rei

Hoje o dia foi bem difícil... para mim o mais difícil até agora. A Luiza disse que o dia mais difícil dela foi no caminho para Astorga,  ela estava com uma bolha no pé que a incomodava muito.
Os peregrinos dizem que os dias difíceis servem para algum ensinamento... devemos refletir sobre isso. Acredito que muitas vezes refletimos e aprendemos com isso, mas não percebemos isso no momento da dificuldade, só mais tarde...
Bem, vamos lá...

Saímos de Portomarín às 8h20, com chuva e frio. Definitivamente não era meu dia de sorte. Acordei gripada, com dores pelo corpo todo e principalmente na lombar e perna esquerda. A Luiza disse que possivelmente eu estava com o nervo ciático inflamado. Tomei voltaren à noite para conseguir dormir melhor. O trajeto todo foi de muita chuva e frio. Quando não estamos bem tudo que não vai bem parece ser pior do que é... para mim foi o dia que mais frio passei, a Luiza disse que o dia mais frio foi quando chegamos na Cruz de Ferro. Foram 25km percorridos e aproximadamente 9 horas para chegarmos até nosso destino, Palas de Rei. Evitando molharmos nossa máquinas e celulares, tiramos poucas fotos. Mas um filhote lindo de passarinho apareceu para nós dar Buen Camino!!! Surpresas agradáveis sempre acontecem por aqui! No meio do trajeto paramos para tomar um caldo galego e uma gostosa macarronada! Chegamos em Palas de Rei aproximadamente às 17h30. Não havia Wifi na pensão. Definitivamente não era meu dia, pois não consegui falar com minha filha, o que me deixou muito triste. A Luiza também estava bem cansada, decidimos ir ao mercado comprar os mantimentos necessários para o dia seguinte e também algo para a janta. Fomos dormir cedo, antes das 20h já estávamos em sono profundo.