quarta-feira, 12 de junho de 2013

Rabanal del Camino

Acordamos cedo, tomamos café da manhã,  arrumamos nossas coisas e partimos. Não conseguimos nos despedir de nosso amigo ciclista,  pois ele não tinha acordado.
A saída da cidade estava bem sinalizada, e haviam muitos peregrinos.
Aproximadamente 2h depois paramos para descanso e comer um chocolate que havíamos comprado em Astorga. Assim que tiramos nossas mochilas nosso amigo apareceu. Conversamos por uns 10 minutos e nos despedimos. Ele seguiria até Ponferrada, bem mais a frente do que nós,  haja vista estar fazendo em média 70km por dia de bike.
Um pouco antes de chegar em Santa Catalina de Somoza escutamos uma risada de criança.  Olhamos para trás e vimos um triciclo!  O pai, a criança de uns 10 anos, e sua mãe,  fazendo o Caminho juntos!!!  Mais a frente,  havia um bar para peregrinos comerem e usarem o banheiro.  Paramos e os três estavam lá,  aproveitamos para tirar uma foto.
Daí até Rabanal faltavam 11km, passamos por El Ganso,  os últimos kilometros foram bem difíceis,  o sol estava forte e não havia locais sombreados.  A sorte é que seguimos sempre para o oeste,  e de manhã o sol nos atinge pelas costas e não no rosto.
Chegamos em Rabanal por volta de 12h30. A cidade é bem pequena,  porém acolhedora. As casas são revestidas de pedras,  há uma pequena igreja e uma praça. Há apenas um mercadinho,  onde aproveitamos para comprar nosso café da manhã do dia seguinte.
Encontramos quatro brasileiros aqui!!!
Amanhã parece que o dia não será fácil. Pretendemos seguir por 25km até Molinaseca, e passaremos pela famosa Cruz de Ferro. Subiremos um morro com altitude de 1500 metros,  dizem que o pior não é a subida... mas a descida,  com muitas pedras pelo Caminho.
Boa sorte para nós!