segunda-feira, 10 de junho de 2013

Astorga

Ontem a noite não conseguimos entrar na igreja de Villadangos, pois estava fechada. A missa tinha sido ao meio dia.
Hoje acordamos às 6 da manhã, arrumamos nossas mochilas, tomamos leite com café e comemos umas torradas com manteiga. Começamos nossa caminhada às 7h40, com destino à Astorga.
Havia  boa sinalização,  no início andamos margeando a rodovia N120 por aproximadamente 14 kilometros! Confesso que esse trecho não foi muito agradável...
Quando chegamos pela charmosa cidade Hospital de Orbigo paramos em uma agradável lanchonete para bebermos algo e irmos ao banheiro. Visitamos a cidade,  atravessamos a Puente Medieval,  onde um grupo de excursão escutava atentamente seu guia, mais a frente optamos pela rota rural,  assim conseguimos nos livrar do caminho pela rodovia.
Bem mais agradável, muitas flores,  caracóis,  pássaros,  seguindo pela zona agrícola, onde vimos vacas, cavalos, porcos...  cães...  haviam muitos peregrinos por lá.
Começamos um trecho de subida e  pedras que parecia não acabar mais... conhecemos um peregrino holandês, a conversa com ele por alguns kilometros fez com que nos distraissemos e assim o trecho pareceu mais curto, quando chegamos em Crucero de Santo Toribio ele decidiu dar uma parada e aguardar sua amiga  que havia ficado para trás.
A partir deste ponto, faltando uns 6 km para chegarmos em Astorga, tudo pareceu ficar muito difícil. O dia estava bem quente, sentíamos o peso das mochilas... quase não havia sombra...
Andamos mais uns 2km e chegamos em San Justo de La Vega. Muito cansadas, e já quase 3h da tarde,  encontramos um bar que servia o Menu Peregrino para o almoço. Decidimos parar,  assim almoçamos e aproveitamos para descansar o corpo. Ficamos em torno de 50 minutos nesse bar.
Chegamos em Astorga por volta das 17h30 da tarde... exaustas!
Decidimos ficar em um hostal, estava tarde e queríamos sossego. Tomamos banho e saímos em busca de um supermercado.  Compramos mantimentos para a noite e também para o café da manhã do dia seguinte e algo para o proximo trajeto.
A Catedral de Astorga é belíssima, ficamos deslumbradas com sua magnitude, mal conseguíamos tirar uma foto de toda sua fachada!  Mas nosso azar é que ela não abre às segundas. Um pouco atrás da Catedral está o Palácio Gaudi, que como o próprio nome diz leva a assinatura de Antônio Gaudi,  lindo..
Astorga é conhecida por seus deliciosos doces amanteigados e chocolates. Claro que compramos um chocolate para  experimentar! 
Amanhã seguiremos para Rabanal del Camino!!!
:-)
Desculpem pelas fotos mal postadas, não conseguimos ajusta - las pelo celular!!!