sexta-feira, 14 de junho de 2013

Cacabelos

Saímos às 7h10 de Molinaseca. A saída da cidade estava muito bem sinalizada,  o percurso todo praticamente foi plano (ufa!). Foram 6 km até Ponferrada. Linda cidade. Possui o Castelo dos Templários,  lindíssimo,  parece um castelo de conto de fadas. Foi doado pelo Rei ao povo sob o domínio dos cavaleiros templários. Estes por sua vez tinham a missão de defender os peregrinos daquela época naquele trecho do Caminho.  Das cidades que conhecemos até agora,  elegemos Ponferrada como a melhor para se morar!
Decidimos ir pelo caminho alternativo,  que era pela estrada,  pois a moça da casa onde nos hospedamos deu a dica,  disse que não perderíamos nada e ganharíamos 2km. Nos perdemos pela cidade... não encontramos a estrada e voltamos o caminho...  voltamos pela rota tradicional. Perdemos una 40 minutos tentando nos encontrar :-(
Saindo de lá chegamos até Columbrianos. Passamos por uma estrada pavimentada,  e havia cerejeiras por toda parte!  Encontramos um casal colhendo cerejas.  Paramos para tirar foto e elogiarmos a plantação, a senhora ficou tão feliz que nos deu um galho com muitas cerejas!!!  Estavam deliciosas!!!
No caminho para Fuentes Neves,  também muito bonito,  haviam parreiras e cerejeiras por todo canto!
Assim que entramos em Camponaraya vimos uma vinícola. Paramos e lá degustamos  vinho tinto e comemos um pedaço de torta (pincho).
Após quase 6km chegamos em Cacabelos,  às 14h30, estávamos bem cansadas. Selamos a nossa credencial em uma capela,  o voluntário ficou muito feliz em saber que éramos brasileiras. Ele havia morado 40 anos no Brasil! Fez questão de mostrar o chaveiro que carregava no bolso com a bandeira do Brasil.
Almoçamos primeiro e só depois fomos procurar um local para dormir.
Ficamos no único albergue existente na cidade,  o bom desse era que todos os quartos eram para apenas 2 pessoas,  e os banheiros eram separados por sexo .  Ufa... 
Esse albergue possui um pátio exterior que circunda a igreja de Las Angústias.
Quando fomos ao mercado vimos moradores e bicigrinos (peregrinos de bicicleta) tomando banho no rio da cidade que se chama rio Cúa.

Próxima parada: Vega de Valcarce. Serão 24km até lá.
Boa sorte para nós.

Buen Camino!!!