quarta-feira, 15 de maio de 2013

E quem escreve nesse blog?

As duas! Como o blog é sobre o trecho rumo Caminho de Santiago, a intenção é de publicar mensagens e fotos sobre a viagem diariamente. Não sabemos se teremos dificuldades nas postagens, mas sabemos que na maioria dos albergues e pousadas há conexão WiFi. Também temos a intenção de, ao chegar em Madrid, no primeiro dia, comprar um serviço de conexão chamado Vodafone.
Como são apenas idéias, achamos por bem ter um blog único, com a opção de postagens tanto em smartphone Android quanto em Iphone... vamos ver se temos sorte...
Assim, quando quiserem saber quem está publicando algo, é só dar uma olhada no final, onde menciona "Postado por...", combinado?

E como tudo começou?



27 de agosto de 2011... fui ao cinema. Assim que voltei, inspirada pelo filme em que mostrava algumas passagens pelo Caminho de Santiago de Compostela, postei no meu perfil do facebook:



Rosa 
27 de agosto de 2011
Hoje teve "double movie theater": Onde está a Felicidade e Planeta dos Macacos... delícia de sábado!!!


  • Rosa Aliás... fiquei com vontade de fazer o Caminho de santiago de Compostela
    27 de agosto de 2011 às 22:12 · Curtir
  • Luiza Tb gostaria de fazer Caminho de santiago de Compostela , vamos juntas ??? rs
    27 de agosto de 2011 às 23:33 · Curtir (desfazer) · 1


Rosa Lu, eu iria adorar!!! Precisamos conversar melhor sobre isso...
28 de agosto de 2011 às 09:02 · Curtir

  • Luiza Um dia a gente podia assistir uma palestra para ter + uma idéia veja =>
    28 de agosto de 2011 às 20:55 · Curtir (desfazer) · 1
  • Rosa Luiza, onde tem essa palestra? Era para ter algum link aí em cima? rsrs... ah, a professora da laboral lá da empresa também está topando essa idéia... ela disse que também topa ir na palestra!
    29 de agosto de 2011 às 19:40 · Curtir
  • Luiza Sim era para ter um link , vou te passar por msg e email .....
    29 de agosto de 2011 às 19:52 · Curtir
  • Luiza coloca o w w w antes => santiago.org.br/
    29 de agosto de 2011 às 19:53 · Curtir
  • Rosa Opa, eu e a Luiza vamos participar de uma palestra sobre o Caminho de Santiago de Compostela, não é um projeto a ser realizado no curto prazo, pois exige preparação física... mas quem sabe mais prá frente né? E aí, convenci mais alguém?
    9 de setembro de 2011 às 01:23 · Curtir
E foi assim que tudo começou... e, afinal de contas... de onde nos conhecemos? Estudamos juntas, nos conhecemos desde 1985!!!

Olha nós no passado (essas são de 1988):
A Lu é a primeira e eu sou a que está do lado do Marcelo, obviamente o único rapaz da foto rs...





A próxima foto foi em uma viagem que fizemos em Campos do Jordão. A Lu deu trabalho viu... olha só o pé engessado dela! Fizemos uma trilha dentro do Horto e a certa altura ela torceu o pé... e desmaiou!!! Nós quatro estávamos sozinhas na trilha, fiquei desesperada e fiz o caminho de volta (acho que com a Érika) em busca de socorro. Finalmente conseguimos encontrar alguém que nos ajudou...

Luiza, não vai fazer uma dessas comigo em Santiago hein...





Depois disso muitas outras coisas aconteceram... saímos do Colégio e cada uma seguiu seu caminho em Faculdades distintas. Anos se passaram, mas a amizade continuou. Aliás, as quatro aí de cima são amigas até hoje! Bacana né?







Aprendendo a evitar bolhas...




Extraído do site: "http://www.caminhodesantiago.com.br/walter/bolhas.htm"

Uma dica para evitar as bolhas é passar vaselina, "vick vaporub" e/ou talco (peregrinos me informaram terem usado talco anti-séptico Granado com sucesso) entre os dedos. O produto diminui o atrito da meia contra a pele e entre os dedos, revelando-se um fantástico e escorregadio preventivo contra as bolhas, mais evite o excesso. Muitos peregrinos seguiram viagem aliviados após descobrirem este macete.




Eu e Luiza somos tão precavidas que já temos os três: vaselina, vick vaporub e talco Granado! Como sabemos que não podemos levar os três, haja vista nossas mochilas comportarem apenas o estritamente necessário, estamos quase decidindo que levaremos vaselina. Encontramos na farmácia umas latinhas bem pequenas!!!

Outra dica bem legal, e que também havíamos aprendido na palestra que fizemos há cerca de 2 anos atrás, é quando a bolha surge:

Outra maneira de tratar de uma bolha é a técnica da "costura". Trata-se de pegar agulha e linha de coser, de preferência de algodão, enfiar a linha na agulha como se fosse costurar e mergulhar tudo na água oxigenada, iodo, álcool iodado (álcool de rameiro) ou outro produto a sua escolha para desinfetar. Utilizar material limpo é fundamental para evitar infeções. Então, atravesse a bolha com a agulha e prossiga até a linha ficar traspassada no interior da bolha. Corte a linha deixando um centímetro de cada lado para fora da bolha. Pressione delicadamente a região lesionada até sair toda a água da bolsa e deixe a linha lá mesmo. Ela servirá como dreno esvaziando gradativamente a bolsa evitando que a bolha se encha novamente de água, voltando a crescer e incomodar e dá à nova pele tempo suficiente para ela se tornar resistente o que pode levar de 4 a 5 dias, dependendo do caso. Passe algum tipo de pomada cicatrizante e procure deixar o local coberto com um Band-Aid ou dois - dependendo do tamanho do Band-Aid e da bolha. Troque o curativo todas as manhãs antes de começar a caminhar, mas nunca tire a linha.