quarta-feira, 15 de maio de 2013

Aprendendo a evitar bolhas...




Extraído do site: "http://www.caminhodesantiago.com.br/walter/bolhas.htm"

Uma dica para evitar as bolhas é passar vaselina, "vick vaporub" e/ou talco (peregrinos me informaram terem usado talco anti-séptico Granado com sucesso) entre os dedos. O produto diminui o atrito da meia contra a pele e entre os dedos, revelando-se um fantástico e escorregadio preventivo contra as bolhas, mais evite o excesso. Muitos peregrinos seguiram viagem aliviados após descobrirem este macete.




Eu e Luiza somos tão precavidas que já temos os três: vaselina, vick vaporub e talco Granado! Como sabemos que não podemos levar os três, haja vista nossas mochilas comportarem apenas o estritamente necessário, estamos quase decidindo que levaremos vaselina. Encontramos na farmácia umas latinhas bem pequenas!!!

Outra dica bem legal, e que também havíamos aprendido na palestra que fizemos há cerca de 2 anos atrás, é quando a bolha surge:

Outra maneira de tratar de uma bolha é a técnica da "costura". Trata-se de pegar agulha e linha de coser, de preferência de algodão, enfiar a linha na agulha como se fosse costurar e mergulhar tudo na água oxigenada, iodo, álcool iodado (álcool de rameiro) ou outro produto a sua escolha para desinfetar. Utilizar material limpo é fundamental para evitar infeções. Então, atravesse a bolha com a agulha e prossiga até a linha ficar traspassada no interior da bolha. Corte a linha deixando um centímetro de cada lado para fora da bolha. Pressione delicadamente a região lesionada até sair toda a água da bolsa e deixe a linha lá mesmo. Ela servirá como dreno esvaziando gradativamente a bolsa evitando que a bolha se encha novamente de água, voltando a crescer e incomodar e dá à nova pele tempo suficiente para ela se tornar resistente o que pode levar de 4 a 5 dias, dependendo do caso. Passe algum tipo de pomada cicatrizante e procure deixar o local coberto com um Band-Aid ou dois - dependendo do tamanho do Band-Aid e da bolha. Troque o curativo todas as manhãs antes de começar a caminhar, mas nunca tire a linha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário